Dr Bruno Jannotti | Especialista em pé e tornozelo

Anatomia do pé e do tornozelo

Nossos pés e tornozelos são formados por complexas estruturas que atuam para que nosso corpo se movimente e pare “em pé” todos os dias. Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre a anatomia dos pés e cotovelos. 

ANATOMIA

Como é a anatomia dos nossos pés? Ela é composta por ossos, músculos, nervos e articulações que permitem a sustentação do corpo, além de fornecer importante apoio para nos manter em posição vertical.

O nosso pé possui duas funções importantes, como suportar o peso do corpo e atuar como uma alavanca para impulsionar o corpo para a frente durante uma caminhada ou corrida. Para isso, é necessária a atuação de uma complexa estrutura. A do nosso pé é formada por 26 ossos que se subdividem em três grupos: falanges, metatarsos e tarso.

O tarso corresponde à metade posterior do pé, contendo em seu conjunto sete ossos chamados calcâneo, tálus, navicular, cubóide e cuneiformes medial, intermédio e lateral. O peso do corpo é suportado principalmente pelos dois ossos maiores, o tálus, que se articula com a tíbia e a fíbula superiormente e o calcâneo, que forma o calcanhar do pé.

Os metatarsos são cinco ossos pequenos e alongados, numerados de I a V começando pelo lado medial do pé. O primeiro metatarso, localizado na base do hálux (dedão do pé), é o maior e desempenha um papel importante quanto ao apoio de peso do corpo. Os ossos do metatarso são mais aproximadamente paralelos uns aos outros do que os metacarpos na palma da mão.

Já as falanges dos dedos dos pés são menores do que as das mãos, e por isso possuem menos habilidades. Ao todo, o pé possui 14 falanges. A estrutura geral e a disposição são as mesmas das falanges das mãos: três falanges em cada dedo, exceto para o primeiro dedo (hálux, popularmente conhecido como dedão), que tem apenas duas falanges. E assim como na mão, os ossos são denominados como falanges proximal, média e distal.

TIPOS DE PÉ

O pé cavo é aquele que possui o arco bem acentuado e curvo. Já o pé chato, toca quase que por inteiro o chão, com um formato plano. 

TIPO DE PISADA

O seu tipo de pisada é a forma como seu pé toca o chão. Isso pode nos revelar possíveis causas de dores ou desconfortos. Em geral, existem três: neutra, pronada e supinada.

Neutra: A pisada neutra, em teoria, é considerada como “correta e normal”. Nesse tipo o pé apoia-se de maneira uniforme no solo, distribuindo o peso do corpo de maneira equilibrada, e o arco do pé geralmente não mostra desvios rotacionais.

Pronada: Talvez você já saiba um pouco sobre esse tipo de pisada. Quem a apresenta geralmente possui o pé plano ou “chato”, ou seja, uma pisada com posição excessiva “para dentro”.

Os chamados pronadores são os que possuem alinhamento alterado do tornozelo, dos joelhos e do quadril, com os pés virados em excesso para o lado interno, sendo o peso jogado em direção à parte de dentro dos pés. Aqui é comum perceber desgastes na região interna da sola dos calçados.

Supinada: Nesse tipo de pisada, devido ao alinhamento supinado dos pés, muitas vezes causado pelo pé cavo, toda a carga corporal é jogada para a lateral “de fora” dos pés. Aqui, as solas dos calçados são mais desgastadas nas laterais.

Vale lembrar que somente um ortopedista é capaz de realizar uma avaliação completa e a classificação correta de cada quadro.

ANATOMIA TORNOZELO 

Já pensou sobre como é seu tornozelo?  A evolução refinou nossos pés para serem compatíveis com um andar bípede. É por isso que a anatomia do pé pode parecer com a da mão, mas ainda assim ser diferente o suficiente para ter diferentes funções. 

A articulação do tornozelo, também conhecida como articulação talocrural, permite a dorsiflexão e a flexão plantar do pé. É constituída por três articulações: articulação superior do tornozelo (tibio-társica), articulação talocalcaneonavicular e articulação subtalar. As duas últimas são chamadas conjuntamente de articulação inferior do tornozelo.

A articulação superior do tornozelo é formada pelas superfícies inferiores da tíbia e da fíbula e pela superfície superior do tálus. A articulação inferior do tornozelo é formada pelo tálus, pelo calcâneo e pelo osso navicular. A articulação é sustentada por um conjunto de ligamentos do tornozelo: o ligamento colateral medial ou ligamento deltóide, e o ligamento colateral lateral.

Últimos Artigos

Calos e calosidades Os calos e as calosidades se formam pelo aumento da produção de queratina, uma proteína que forma a camada …

Síndrome do Túnel do Tarso A síndrome do túnel do Tarso é um problema que causa dor no tornozelo e no pé, …

×