Calos e calosidades Os calos e as calosidades se formam pelo aumento da produção de queratina, uma proteína que forma a camada …
Dr Bruno Jannotti | Especialista em pé e tornozelo
Av. José do Patrocínio Pontes, 1355 - Mangabeiras, Belo Horizonte
MG, 30210-090
(31) 3299-1300
Endereço: R. Grão Pará, 648 - 2º andar
Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30150-340
(31) 3344-2777
(31) 98837-5274
Endereço: R. Ulhôa Cintra,32 - Loja 1 - Bairro Santa Efigênia
Belo Horizonte, MG, 30150-270, Brasil
(31) 3018-3862
A dor no calcanhar é uma reação à uma pressão ou carga excessiva na região do calcanhar, que é um osso grande e pontiagudo. Por isso, se você tem muita pressão na região, a ponta do osso pressiona os outros tecidos da região embaixo do pé e pode causar dor. O esporão do calcâneo é resultado do crescimento anormal ou da calcificação de um pequeno segmento do osso do calcanhar, que se forma na parte de baixo ou na região posterior desse osso. Essa calcificação ocorre devido ao impacto ou pressão excessiva no calcâneo – o maior osso do pé humano.
Esse osso é um dos sete que constituem o tarso, estrutura anatômica e funcional da parte superior do pé, próxima ao tornozelo. É o calcâneo que dá forma ao calcanhar. Sua principal função é oferecer suporte para grande parte do peso corporal, a fim de distribuí-lo depois por todo o pé, quando a pessoa caminha, salta ou corre.
SINTOMAS
O esporão de calcâneo não surge do dia para a noite. Ele é resultado de anos de pressão no calcâneo. Não necessariamente haverá dor. Muitas pessoas, por exemplo, têm dor no calcanhar sem ter esporão, pelo simples fato da pressão. Outros pacientes têm de fato o esporão pressionando os tecidos abaixo do calcâneo.
Em geral, o portador não apresenta sinais externos de inflamação (inchaço, vermelhidão e calor). Mas, quando os sintomas se manifestam, a principal queixa costuma ser dor forte na região do calcanhar, que alivia com repouso e intensifica sob esforço.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Via de regra, o tratamento clínico conservador produz resultados satisfatórios no tratamento do esporão do calcâneo. Para efeito de diagnóstico, o médico leva em conta as queixas do paciente e avaliação clínica. O objetivo é buscar alívio da dor e o controle do processo inflamatório.
Repouso, compressas de gelo, elevação do membro comprometido são recursos não medicamentosos úteis para controle dos sintomas. O uso de palmilhas ortopédicas também pode ser uma medida útil quando o objetivo terapêutico é amortecer o impacto da pisada no solo e diminuir a pressão sobre o esporão.
Fisioterapia, exercícios de alongamento, massagens são medidas também utilizadas no tratamento do esporão do calcâneo. Há casos, porém, em que é necessária a indicação por um médico de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Já a cirurgia fica reservada apenas para os quadros graves que exigem a remoção do esporão, assim como a aplicação de corticoides.
Calos e calosidades Os calos e as calosidades se formam pelo aumento da produção de queratina, uma proteína que forma a camada …
Síndrome do Túnel do Tarso A síndrome do túnel do Tarso é um problema que causa dor no tornozelo e no pé, …